Violino
 

PROFª. FÁTIMA SANTOS

 

 

  VIOLINO

        O curso de Violino é livre (com certificado) e tem a duração de 6 anos que se divide em  12 módulos. As aulas são individuais, com a duração de 1 (uma) hora por semana.

       O Violino é um instrumento de quatro cordas  friccionadas, que corresponde ao Soprano da voz humana. Seu timbre brilhante e inconfudível o torna parte fundamental de qualquer orquestra. O líder do naipe de primeiro-violino é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica bem à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe de primeiro-violino. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar um arco de madeira sobre as cordas.

 História do Violino

       Os primeiros violinos foram feito na Itália entre meados do fim do século XVI e o início do século XVII, evoluindo  de  antecessores como rebec, a vielle e a Lyra da braccio. A sua criação é atribuída ao italiano Gasparo de Saló. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atribuído de três famílias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Toda a invenção do violino foi conduzida pelas raízes do instrumento milenar chinês erhu, as raízes deste instrumento foram os instrumentos de cordas friccionadas por arco mais antigos já descobertos.