Teclado

 


PROF. LEANDRO CARLOS

PROFª FÁTIMA SANTOS

 

 

 



O curso de Teclado é livre (com certificado) e tem a duração de 3 anos que se divide em  6 estágios. As aulas são individuais, com a duração de 1 (uma) hora por semana.

O TECLADO é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia.

É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons, e ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ele não é igual ao Piano que é considerado um instrumento de cordas.

Existem diferentes categorias de teclados musicais eletrônicos:

  • Arranjadores: São teclados que possuem vários estilos musicais, tais como pop, rock, balada, samba, bossa nova; dance e muitos outros, ode se pode criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rítmica, (bateria) baixo, strings, cordas (violão e guitarra), metais (trompete, trombone, etc...)
  • Sintetizadores: Possuem recursos de timbres (alteração de freqüências, modulação, efeitos, etc...) com isso criando nos timbres (sons). São muito usados por profissionais em performances ao vivo com banda.
  • Workstations: São teclados mais complexos, que envolve síntese de sons e seqüenciadores para composição, arranjos de partes musicais ou peças musicais completas. São mais usados em estúdio.
  • Teclados Controladores: São teclados com diferentes números de teclas, na maioria das vezes não possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais através de MIDI (comunicação entre instrumentos digitais)