Musicalização Infantil


PROF. BRUNO RODRIGO

 

 

 

 MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

O curso de Musicalização infantil abrange crianças com a faixa etária de 03 a 06 anos, com agrupamento de até 5 alunos.

O curso tem como objetivo:
  • Desenvolver as habilidades motoras, perceptivas-sensoriais por meio de exercícios rítmicos, usando como instrumento o próprio corpo, objetos como bolas, chocalhos e instrumentos construídos ou simples como xilofone, despertar o senso musical.
  • Cantando, ouvindo músicas diversas, como conhecendo compositores, músicas, músicos, explorando todas as possibilidades musicais.
  • Desenvolver a concentração, assimilação, abstração
  • Com exercícios de memória, repetição, estímulos sonoros, visuais, brincadeiras, redações, desenhos e pinturas
  • Trabalhar o equilíbrio emocional e a sociabilização.
  • Atividades em grupo, em um ambiente relaxante e musical, fazem com que a criança possa extravasar suas ansiedades e tensões, ajudando-as a se sentirem mais seguras e tranqüilas na realização das demais atividades. Desenvolve também o respeito mútuo e a auto-estima.

A Musicalização Infantil

Musicalização InfantilQuando a sociedade introduz cada criança como membro de algo parecido com uma pequena comunidade e nessas condições a orienta, propondo-lhe o trabalho animado como instrumentos da efetiva auto-direção, nós temos a melhor e mais bem fundada garantia de uma sociedade mais rica, mais agradável e mais harmoniosa.

É a iniciação e direção do comportamento, o conjunto de fatores que despertam, sustentam e ou dirigem o comportamento. 

Ela é abstrata, incluindo necessidades, impulsos, desejos, interesses, propósitos, atitudes e aspirações de uma pessoa.

Justificativa

A criança viva, inquieta e participante precisa ser preparada para a vida e não como mero acúmulo de informações. Deve ser trabalhada como pessoa inteira, com sua afetividade, suas percepções, sua criatividade, etc. A musicologia atinge todos os domínios da vida interior do indivíduo.